Pular para o conteúdo principal

Planilha para preenchimento do SIOPS

Se você que está lendo isto chegou até aqui, é porque sebe exatamente o que é o SIOPS, não é? (Se não sabe, descubra aqui)
Por isso não vou "espichar a conversa" além do necessário, pois quero compartilhar com vocês uma planilha para facilitar o preenchimento do SIOPS, especificamente das pastas Despesas por Fonte e RP e a Execução Financeira por Blocos.
Nesta planilha do Excel você vai digitar os valores de receitas, despesas e saldos financeiros (na aba DADOS e vai imprimir as demais planilhas que são as "auxiliares" para preenchimento do SIOPS.
Na aba DADOS temos várias colunas que terão as informações a serem consolidadas:
  • Coluna ESFERA: Recebe os valores 1FEDERAL, 2ESTADUAL ou 3MUNICIPAL, para identificar a origem das receitas da Execução por Blocos. Os números antes do texto são para ordenação nas abas seguintes.
  • Coluna RV: É o "núcleo" da planilha. Nela você vai colocar os códigos das fontes de recursos (ou vínculos, ou recursos vinculados). Também colocará os códigos dos projetos/atividades (na planilha começam com P) para informação dos valores da fonte 0040 ASPS (mais explicações sobre isso no decorrer do texto).
  • Coluna BLOCO: Especifica a qual bloco se refere a linha;
  • Coluna COMPONENTE: Especifica o componente a qual a linha se refere.
  • Coluna FONTE: Identifica se a linha se refere a Transferências do SUS, a Impostos ou a outra fonte conforme consta na Pasta Despesa por Fonte e RP do SIOPS.
  • Demais colunas são autoexplicativas.
Como você vai observar na planilha com dados de exemplo, na coluna RV tem dois tipos de valores: os numéricos que correspondem a fontes de recursos (vínculos) e outros valores no formato P#### onde #### representa o código de projeto/atividade.
Nas linhas onde RV representa um vínculo, você vai preencher cada coluna com os valores daquele vínculo.
Já, nas linhas P####, você vai preencher com os valores referentes ao projeto ou atividade indicado pelo número ####, mas apenas naquilo que se refere à fonte 00040 ASPS.
Também há uma linha para a fonte 0040 ASPS. Nela você NÃO vai preencher os campos com cor de fundo preta.
Se você observar, na linha P2089, tem algumas células com fundo rpeto também. Isso ocorre porque no orçamento de meu município existia a atividade 2.089 realtiva a um contrato de rateio com consórcio público. Assim, eu não podia preencher os valores de empenhado, liquidado e pago para fechar o SIOPS.
Outra observação importante é a de que você deve vincular atentamente cada linha ao bloco, componete e fonte corretos para que tudo funcione. Os dados digitados na planilha são os de meu município e servem de exemplo. Você vai ter que adaptar de acordo com a sua realidade.
Bom, estas foram as orientações gerais para a utilização desta planilha, sempre lembrando que após digitar qualquer valor em DADOS, as demais abas devem ser atualizadas, pois se tratam de tabelas dinâmicas.
Clique aqui para baixar a planilha.

Comentários

Mais visitados

Despesa sem empenho prévio e despesa sem autorização orçamentária: um breve ensaio.

Não é incomum o surgimento na mesa de nós, contadores públicos, especialmente municipais, pedidos de empenho já acompanhados das notas fiscais e com ateste do recebimento dos materiais e serviços. Nesse tipo de situação e em outras similares pode eventualmente surgir a dúvida se a despesa realizada se enquadra como sem empenho prévio ou se é uma despesa sem autorização orçamentária.

Planilha para estimativa mensal de arrecadação

Quem trabalha com a elaboração do orçamento e a sua avaliação sabe que são necessárias estimativas mensais de arrecadação para a definição e avaliação da programação financeira. Eu costumo fazer a previsão da receita orçamentária de forma manual, já que isso me dá total controle do cálculo e não me faz esperar por ajustes de sistema quando algo está errado. Alguns sistemas informatizados tem funcionalidades mais elaboradas para o rateio mensal da previsão da receita, enquanto que outros trabalham simplesmente com um valor médio mensal. Grande parte das receitas tem uma característica de sazonalidade na distribuição mensal da arrecadação, inclusive as receitas mais relevantes no âmbito municipal, tais como o FPM e o ICMS. Pensando nisso (e atendendo a uma necessidade minha), desenvolvi uma planilha no Excel para distribuição mensal da previsão da receita, de forma automática de acordo com a sazonalidade média. Na planilha existem várias guias,c ada uma com uma função, porém três

Planilha para avaliação orçamentária e financeira

A avaliação da programação financeira, além de ser exigência legal, deve ser feita periodicamente por se tratar de importante ferramenta de gestão e controle das contas públicas. No meu dia-a-dia como contador público municipal eu utilizo diversas ferramentas para facilitar o meu trabalho e esta planilha para avaliação orçamentária e financeira é mais uma delas que eu disponibilizo para os demais colegas e interessados. A utilização é simples, baseada nas fontes de recursos. O preenchimento se dá nas seguintes colunas: Código e Fonte: o código e descrição de cada fonte de recurso; Saldo financeiro: Saldo financeiro bruto de cada fonte de recurso, existente na data-base da avaliação. A data-base, é o último período encerrado, seja bimestral, trimestral, quadrimestral, mensal, etc; A arrecadar: meta de arrecadação para os períodos subsequentes ao da data-base; A empenhar: saldo das dotações na data-base; Limitado: se houve limitação de empenho, qual o valor limitado até a d