Pular para o conteúdo principal

Arquivo com legislação e outros materiais de pesquisa e estudo

Olá colegas Contabilistas!

Desde que ingressei como Contador Público na Prefeitura de Independência (RS), tenho juntado uma série de documentos da internet para compor um acervo de legislação, apostilas, livros, orientações, pareceres e instruções a respeito de Contabilidade Pública e Administração Pública em Geral.

Agora quero compartilhar como vocês o acesso a esse material. Quem tiver interesse, basta seguir este link e fazer uso do material.

Alerta: Não garanto a atualidade de normas e pareceres. Então use por conta e risco.
Eventual material protegido por direito autorial, por gentileza, me avise que será retirado do compartilhamento.

Comentários

  1. Boa tarde Everton.
    Meu nome é Leandro e sou de Minas Gerais, e gostaria de Parabenizá-lo por essa grande contribuição que você está realizando. Precisamos de mais pessoas com esse tipo de atitude, trabalho com a área contábil já a algum tempo e agora com todas as mudanças e convergências que a contabilidade pública está passando precisamos compartilhar o máximo de informação e conhecimento possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Leandro.

      Eu acredito que é compartilhando o conhecimento que vamos avançar. Eu aprendi, aprendo e aprenderei muita coisa com aqueles que compartilham o seu conhecimento. Acredito que é meu dever devolver à sociedade tudo aquilo que eu obtiver a partir do que a sociedade compartilha.

      Excluir

Postar um comentário

Mais visitados

Despesa sem empenho prévio e despesa sem autorização orçamentária: um breve ensaio.

Não é incomum o surgimento na mesa de nós, contadores públicos, especialmente municipais, pedidos de empenho já acompanhados das notas fiscais e com ateste do recebimento dos materiais e serviços. Nesse tipo de situação e em outras similares pode eventualmente surgir a dúvida se a despesa realizada se enquadra como sem empenho prévio ou se é uma despesa sem autorização orçamentária.

Planilha para estimativa mensal de arrecadação

Quem trabalha com a elaboração do orçamento e a sua avaliação sabe que são necessárias estimativas mensais de arrecadação para a definição e avaliação da programação financeira. Eu costumo fazer a previsão da receita orçamentária de forma manual, já que isso me dá total controle do cálculo e não me faz esperar por ajustes de sistema quando algo está errado. Alguns sistemas informatizados tem funcionalidades mais elaboradas para o rateio mensal da previsão da receita, enquanto que outros trabalham simplesmente com um valor médio mensal. Grande parte das receitas tem uma característica de sazonalidade na distribuição mensal da arrecadação, inclusive as receitas mais relevantes no âmbito municipal, tais como o FPM e o ICMS. Pensando nisso (e atendendo a uma necessidade minha), desenvolvi uma planilha no Excel para distribuição mensal da previsão da receita, de forma automática de acordo com a sazonalidade média. Na planilha existem várias guias,c ada uma com uma função, porém três

Planilha para avaliação orçamentária e financeira

A avaliação da programação financeira, além de ser exigência legal, deve ser feita periodicamente por se tratar de importante ferramenta de gestão e controle das contas públicas. No meu dia-a-dia como contador público municipal eu utilizo diversas ferramentas para facilitar o meu trabalho e esta planilha para avaliação orçamentária e financeira é mais uma delas que eu disponibilizo para os demais colegas e interessados. A utilização é simples, baseada nas fontes de recursos. O preenchimento se dá nas seguintes colunas: Código e Fonte: o código e descrição de cada fonte de recurso; Saldo financeiro: Saldo financeiro bruto de cada fonte de recurso, existente na data-base da avaliação. A data-base, é o último período encerrado, seja bimestral, trimestral, quadrimestral, mensal, etc; A arrecadar: meta de arrecadação para os períodos subsequentes ao da data-base; A empenhar: saldo das dotações na data-base; Limitado: se houve limitação de empenho, qual o valor limitado até a d